Descritores de Português e Matemática do 4º ano

Descritores de Português e Matemática do 4º ano

Professor Luiz Carlos Melo
Blog: desafiosmate.blogspot.com.br

DESCRITORES DE PORTUGUÊS – 4º ANO
D13-N3: Localizar informação explícita. N3 – Localizar informação explícita em texto de extensão mais longa, com vocabulário e sintaxe mais complexos.
D1-SAEB
D14-N2: Inferir informação em texto  verbal. N2 – Reconhecer uma informação implícita em texto verbal, de extensão mediana, com vocabulário e sintaxe simples (sujeito, verbo e complemento).
D4-SAEB
D14-N3: Inferir informação em texto verbal. N3 – Reconhecer uma informação implícita em texto verbal, de extensão mediana, com vocabulário e sintaxe mais complexos (sujeito, verbo, complementos).
D4-SAEB
D15-N1: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. N1 – Inferir um sentido de uma palavra ou expressão, a partir do contexto, em texto de extensão curta ou mediana, com vocabulário e sintaxe simples (sujeito, verbo e complemento).
D3-SAEB
D16-N3: Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. N3 – Interpretar textos, com vocabulário e sintaxe mais complexos, que articulam elementos verbais e não verbais.
D5-SAEB
D18-N2: Identificar o tema ou assunto de um texto (lido). N2 – Identificar tema ou assunto de textos de extensão curta ou mediana, com vocabulário e sintaxe mais complexos.
D6-SAEB
D21: Reconhecer o gênero discursivo dos textos de circulação social.
----------------
D22: Identificar a finalidade, o “para quê” dos diferentes gêneros de circulação social.
D9-SAEB
D23: Reconhecer os elementos que constituem uma narrativa: apresentação, desenvolvimento, complicação, clímax, desfecho.
D7-SAEB
D24: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos com a mesma temática e com características comuns, como por exemplo, a estrutura, linguagem, entre outras.
D15-SAEB
D25-N1: Reconhecer a relação estabelecida por meio de pronomes pessoais do caso reto ou por meio de substituição lexical, com o pronome próximo do referente, em textos de extensão curta, com vocabulário e sintaxe simples.
D2-SAEB
D26: Reconhecer a relação lógico discursiva em texto verbal, marcada pelo uso de recursos lingüísticos de causa e conseqüência, comparação, concessão, condição, adição, oposição, lugar, modo e tempo, etc.
D8-SAEB
D27-N1: Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações em textos de extensão curta, com vocabulário e sintaxe simples.
D14-SAEB
D28-N1: Reconhecer o efeito de humor em textos que conjuguem linguagem verbal e linguagem não verbal, ou texto verbal de extensão mediana – com vocabulário e sintaxe simples.
D13-SAEB
D29: Identificar os níveis de linguagem (formal, informal, etc) e/ou as marcas lingüísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.
D10-SAEB


DESCRITORES DE MATEMÁTICA – 4º ANO


Espaço e forma
D1 Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com
suas planificações
D3 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos
D4 Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas
Grandezas e medidas
D6
 Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não
D7 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml
D8 Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo
D9 Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento
D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores
Números e operações / Álgebra e funções
D13 
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional
D14 Identificar a localização de números naturais na reta numérica
D15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens
D17 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais
D18 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais
D19 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa)
D20 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória
D21 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional
D22 Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica
D23 Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro
D24 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
D25 Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração
D26 Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%)
Tratamento da informação
D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas
D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas) 

Pesquise aqui o que procura