Questões de concurso - LDB

Aos colegas professores das ciências exatas que desejam prestar concurso e tem dificuldades em didática, coloco abaixo algumas questões da LDB:

1. Julgue os itens a seguir, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
( ) As instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada e localizadas em  determinado município integram o sistema estadual de ensino.
( ) As redes municipais de educação podem organizar seus calendários letivos de acordo com as peculiaridades locais em função de intempéries ou catástrofes, podendo inclusive reduzir o número de horas estabelecidas.
( ) Na educação infantil, a avaliação não tem como objetivo a promoção, inclusive para o acesso ao ensino fundamental.
( ) Na educação infantil, a oferta do atendimento na educação especial deve ocorrer desde o nascimento. 

2 – Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei n° 9394/96, os níveis da Educação Básica Escolar passam a ser dois:
A )A Educação Básica e a Educação de Jovens e Adultos;
B)A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Superior;
C) A Educação Infantil e a Educação Básica;
D) A Educação Básica e a Educação Superior;
E) A Educação Superior e a Educação Infantil.

3 – O Art. 2º da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96), diz que: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Segundo este artigo podemos entender que:
A) a responsabilidade da família e do Estado com a educação não tem origem nos dispositivos da Constituição Nacional de 1988;
B) a educação como processo intencional deve contribuir para que o organismo psicológico do aprendiz se desenvolva numa trajetória harmoniosa e progressiva;
C) o preparo para o exercício da cidadania centra-se na condição básica psicológica do aluno;
D) a qualificação para o trabalho significa uma divisão da vida em dois tempos, um para trabalhar e outro para estudar;
E) a educação é papel único do Estado.

 4.. Segundo a LDB/1996, a oferta da educação especial é dever do Estado. Assim, o termo educação inclusiva refere-se ao processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino em todos os seus níveis e modalidades. A educação inclusiva pressupõe que:
(A) o atendimento aos estudantes portadores de necessidades especiais deve ocorrer em escolas especializadas.
(B) a ampliação do acesso destes alunos às classes comuns depende da existência de professores especialistas atuando nessas classes.
(C) as crianças podem aprender e compartilhar os mesmos espaços, em momentos específicos de recreação e lazer.
(D) a ação do docente de classe comum, com as crianças portadoras de deficiência, deve ser criativa e este receberá atendimento integrado.
(E) as crianças devem seguir um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades.

 5. Conforme o Art. 23 da LDB, Lei n.º 9.394/96, “a Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar”.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao previsto nesse artigo.
A) Indica que a idade é o único critério para a organização da escolaridade inicial.
B) Determina regras e obrigações para a Educação Básica; especificamente, para o Ensino Fundamental.
C) Aponta que não há possibilidade de flexibilizar a organização e tempos escolares.
D) Possibilita a organização da escolarização inicial da educação básica apenas em séries anuais.
E) Incentiva a criatividade e insiste na flexibilização da organização da Educação Básica; consequentemente, do Ensino Fundamental.

 6. Segundo o Caderno TP1, Coleção Gestar, quanto à avaliação, para desenvolver um trabalho mais eficiente na preparação para o exercício da cidadania, conforme preconiza o Art. 2 da LDB, julgue os itens a seguir.
I. A avaliação deve dar mais importância ao processo de resolução de um problema do que ao resultado obtido.
II. A avaliação deve considerar o erro como parte integrante do processo de aprendizagem, analisando-o com o aluno para que ele possa redirecionar suas ações.
III. A avaliação não precisa se preocupar em valorizar o estabelecimento de relações entre conhecimentos já construídos, uma vez que uma boa pedagogia resolverá as defasagens que o aluno traz.
IV. A avaliação deve observar que o processo de recriação de uma ideia, de um conceito, de registros deve ser garantido na sala de aula como ocorre com a humanidade, permitindo que a criança erre, avance, retroceda, enfim, elabore seu conhecimento com algum sentido.
Marque a alternativa CORRETA.
A) Somente I e II estão corretos.
B) Somente II, III e IV estão corretos.
C) Somente I, II, e IV estão corretos.
D) Somente III e IV estão corretos.
E) Somente II e III estão corretos.

7. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394, em um dos seus artigos reza que “Os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma base comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade da cultura, da economia e da clientela”. Conforme o enunciado:
I. os currículos a que alude a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
II. o ensino da Arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.
III. a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IV. a disciplina de Educação Ambiental é de caráter obrigatório, porém deverá ser adequada às características regionais ou à comunidade local.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
A) somente I e III.
B) somente I e IV.
C) somente I, II e IV.
D) somente a I.
E) somente I, III e IV.

 8.O Capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei n.º 9.394/96, Art. 59, assegura:
A) currículos, métodos e técnicas, além de recursos educativos e organização específicos, para atendimento de educandos portadores de necessidades especiais.
B) terminalidade diferenciada da oferta de ensino regular para os educandos portadores de necessidades especiais, apenas para os superdotados.
C) professores com especialização adequada apenas em nível superior, para atendimento dessa demanda.
D) professores do ensino regular deverão assumir a inclusão de educandos com necessidades especiais, independentemente de sua capacitação para isso.
E) educação para o trabalho, conforme organização social corriqueira, sem distinção dos demais educandos inseridos nas características de normalidade ou dotação de habilidades consideradas superiores à média da população em geral.

9. O inciso III do art. 59 da LDBEN (Lei n.º 9.394/96) refere-se a dois perfis de professores para atuar com alunos que apresentem necessidades ducacionais especiais: o professor da classe comum capacitado e o professor especializado em educação especial. Deste último, espera-se que:
A) caracterize as necessidades educacionais especiais.
B) defina e implemente respostas educativas a necessidades educacionais especiais.
C) mantenha-se isolado dos professores da classe comum.
D) descomprometa-se dos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
E) desconsidere o desenvolvimento de estratégias de flexibilização, adaptação curricular e práticas pedagógicas alternativas.

 10. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nº 9394/96) no seu art 29, aprecia a Educação Infantil como sendo a primeira etapa da educação básica a ser oferecida em creches e pré escolas. Senso assim é:
a) Um direito Municipal, as creches assumem diferentes funções, priorizando apenas o cuidar das crianças pequenas, deixando o educar para o ensinar para o ensino fundamental.
b) Um dever do Estado, as creches e pré escolas ficam com toda tarefa de brincar, cuidar e educar as crianças pequenas.
c) Um direito político, as creches e pré escolas tem como finalidade garantir que a criança
pequena conclua as etapas da educação infantil, ficando a cargo da família a opção de levar a criança para matricular.
d) Um direito social, as creches e pré escolas têm como tarefa, complementar e compartilhar com as famílias e comunidade a função de cuidar e educar as crianças pequenas, buscando seu desenvolvimento integral nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Caso deseje o gabarito e mais questões. Peça nos comentários. Será um prazer lhe ajudar.

Pesquise aqui o que procura