OUTROS CONTEÚDOS DO BLOG:
APOSTILA DESAFIOS MATEMÁTICOS 2
APOSTILA DESAFIOS MATEMÁTICOS
Essa é uma apostila para quem gosta de desafios matemáticos. São diversos desafios diversos desafios matemáticos para o Ensino Fundamental.
Descritores de Português e Matemática do 4º ano
Descritores
de Português e Matemática do 4º ano
Professor Luiz
Carlos Melo
Blog:
desafiosmate.blogspot.com.br
DESCRITORES DE PORTUGUÊS –
4º ANO
D13-N3:
Localizar informação explícita. N3 – Localizar informação explícita em texto
de extensão mais longa, com vocabulário e sintaxe mais complexos.
|
D1-SAEB
|
D14-N2: Inferir
informação em texto verbal. N2 –
Reconhecer uma informação implícita em texto verbal, de extensão mediana, com
vocabulário e sintaxe simples (sujeito, verbo e complemento).
|
D4-SAEB
|
D14-N3: Inferir
informação em texto verbal. N3 – Reconhecer uma informação implícita em texto
verbal, de extensão mediana, com vocabulário e sintaxe mais complexos
(sujeito, verbo, complementos).
|
D4-SAEB
|
D15-N1: Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão. N1 – Inferir um sentido de uma palavra
ou expressão, a partir do contexto, em texto de extensão curta ou mediana,
com vocabulário e sintaxe simples (sujeito, verbo e complemento).
|
D3-SAEB
|
D16-N3:
Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não
verbais. N3 – Interpretar textos, com vocabulário e sintaxe mais complexos,
que articulam elementos verbais e não verbais.
|
D5-SAEB
|
D18-N2:
Identificar o tema ou assunto de um texto (lido). N2 – Identificar tema ou
assunto de textos de extensão curta ou mediana, com vocabulário e sintaxe
mais complexos.
|
D6-SAEB
|
D21: Reconhecer
o gênero discursivo dos textos de circulação social.
|
----------------
|
D22:
Identificar a finalidade, o “para quê” dos diferentes gêneros de circulação
social.
|
D9-SAEB
|
D23: Reconhecer
os elementos que constituem uma narrativa: apresentação, desenvolvimento,
complicação, clímax, desfecho.
|
D7-SAEB
|
D24: Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos com a
mesma temática e com características comuns, como por exemplo, a estrutura,
linguagem, entre outras.
|
D15-SAEB
|
D25-N1:
Reconhecer a relação estabelecida por meio de pronomes pessoais do caso reto
ou por meio de substituição lexical, com o pronome próximo do referente, em
textos de extensão curta, com vocabulário e sintaxe simples.
|
D2-SAEB
|
D26: Reconhecer
a relação lógico discursiva em texto verbal, marcada pelo uso de recursos
lingüísticos de causa e conseqüência, comparação, concessão, condição,
adição, oposição, lugar, modo e tempo, etc.
|
D8-SAEB
|
D27-N1:
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações em textos de extensão curta, com vocabulário e sintaxe simples.
|
D14-SAEB
|
D28-N1:
Reconhecer o efeito de humor em textos que conjuguem linguagem verbal e linguagem
não verbal, ou texto verbal de extensão mediana – com vocabulário e sintaxe
simples.
|
D13-SAEB
|
D29:
Identificar os níveis de linguagem (formal, informal, etc) e/ou as marcas
lingüísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.
|
D10-SAEB
|
DESCRITORES DE MATEMÁTICA –
4º ANO
Apostila de Português e Matemática - 3º ano
Esse é um bom material para professores de 3º ano EF trabalhar na sala de aula textos, compreensão, gêneros textuais, matemática de forma diversificado. São mais de 250 páginas de pura atividades.
FAÇA TESTES DIAGNÓSTICOS USANDO OS COMPUTADORES DA ESCOLA
Olá galera! Essa é uma sugestão para que os computadores de sua escola sejam utilizados. Outra sugestão é que com um data-show seja possível passar um teste diagnóstico para toda a turma sem utilizar xerox. É um programa pequeno e fácil de utilizar
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA - CLIQUE EM FREE DOWNLOAD
Com o programa é possível criar os testes e ver se o aluno atingiu a porcentagem esperada. Abaixo coloquei o passo a passo de como criar os testes. Coloquei algumas questões simples só para exemplificar. Acredito que ajudará bastante para fazer avaliações com descritores de português e matemática.
CADERNO DE JOGOS - 3º, 4º E 5º ANO
APOSTILA DE MATEMÁTICA - 1º ANO
Esta apostila da Secretaria de Duques de Caxias foi produzido com a intenção de ajudá-lo a construir boas atividades para o ensino e a aprendizagem de matemática no 1º ano de escolaridade na disciplina de matemática. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Categoria de Desempenho nas avaliações do SPAECE
Observação:
Categorias de Desempenho
|
Nível de Proficiência
|
Muito Crítico
|
Até 150
|
Crítico
|
|
Intermediário
|
|
Adequado
|
Acima de 250
|
Para alunos do 9º ano:
Categorias de Desempenho
|
Nível de Proficiência
|
Muito Crítico
|
Até 225
|
Crítico
|
|
Intermediário
|
|
Adequado
|
Acima de 325
|
Como o desempenho é apresentado
em ordem crescente e cumulativa, os alunos posicionados em um nível mais alto
da escala revelam ter desenvolvido não só as habilidades do nível em que se
encontram, mas também aquelas dos níveis anteriores. Para proporcionar uma
interpretação pedagógica, os Níveis de Proficiência foram agrupados em
categorias de desempenho.
Categoria de Desempenho: Muito Crítico De 125 a 150 pontos
Neste nível, os alunos do 5° e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
- Resolver problemas de cálculo de área com base na contagem das unidades de uma malha quadriculada e, apoiados em representações gráficas, reconhecer a quarta parte de um todo.
- Reconhecer a forma de círculo.
Apostila de Matemática – 9º ano - 104 Questões de Descritores
Essa apostila contém 104 questões com gabarito. São questões dos cinco primeiros descritores de matemática referentes ao tema espaço e forma para as turmas de 9º ano.
Caderno de Atividades de Matemática - 9º ano
Esse caderno de atividades pode auxiliar os professores de MATEMÁTICA nas séries finais. São atividades com descritores dessa turma. São 72 questões com discussões sobre cada tema.
Caderno de Atividades de Matemática - 5º ano
Esse caderno de atividades pode auxiliar os professores de MATEMÁTICA nas séries iniciais. São atividades com descritores dessa turma. São 82 questões com discussões sobre cada tema.
Caderno de Atividades de Português - 9º ano
Esse caderno de atividades pode auxiliar os professores de português nas séries finais. São atividades com descritores dessa turma. São 57 questões com discussões sobre cada tema.
Caderno de Atividades de Português - 5º ano
Esse caderno de atividades pode auxiliar os professores de português na séries iniciais. São atividades com descritores dessa turma. São 68 questões com discussões sobre cada tema.
COLETÂNEA DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR DESCRITORES - VOL.2
São diferentes atividades que abordam diferentes aspectos da Matemática relacionados aos descritores de números, operações, medidas, geometria e tratamento da informação.
COLETÂNEA DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR DESCRITORES - VOL.1
São diferentes atividades que abordam diferentes aspectos da Matemática relacionados aos descritores de números, operações, medidas, geometria e tratamento da informação. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Um simulado com 118 questões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. Quem vai estudar para concursos para professor muito bom.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Apostila de Descritores do 9º ano - Port/Mat
A apostila é direcionada aos alunos do 9º ano e contém 105 questões de descritores de Português e 185 questões de Matemática. Foi elaborada pelo SAEP – SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PALMAS.
Apostila de Descritores do 5º ano - Port/Mat
A apostila é direcionada aos alunos do 5º ano e contém 75 questões de descritores de Português e 140 questões de Matemática. Foi elaborada pelo SAEP – SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PALMAS.
Banco de Questões de Descritores de Matemática da SARESP
Esse é um Banco de Questões da SARESP com mais de 300 questões de descritores de matemática. São questões para 7º e 9º ano do EF e 3º ano do EM.
Assinar:
Postagens (Atom)