Categoria de Desempenho nas avaliações do SPAECE

Observação:

 Para alunos do 5º ano:

Categorias de Desempenho
Nível de Proficiência
Muito Crítico
Até 150
Crítico
150 a 200
Intermediário
200 a 250
Adequado
Acima de 250

Para alunos do 9º ano:

Categorias de Desempenho
Nível de Proficiência
Muito Crítico
Até 225
Crítico
225 a 275
Intermediário
275 a 325
Adequado
Acima de 325


Como o desempenho é apresentado em ordem crescente e cumulativa, os alunos posicionados em um nível mais alto da escala revelam ter desenvolvido não só as habilidades do nível em que se encontram, mas também aquelas dos níveis anteriores. Para proporcionar uma interpretação pedagógica, os Níveis de Proficiência foram agrupados em categorias de desempenho.

Categoria de Desempenho: Muito Crítico De 125 a 150 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:

  • Resolver problemas de cálculo de área com base na contagem das unidades de uma malha quadriculada e, apoiados em representações gráficas, reconhecer a quarta parte de um todo.
  • Reconhecer a forma de círculo.
           
Categoria de Desempenho: Crítico De 150 a 175 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Resolver problemas envolvendo adição ou subtração, estabelecendo relação entre diferentes unidades monetárias (representando um mesmo valor ou, numa situação de troca, incluindo a representação dos valores por numerais decimais). Calcular adição com números naturais de três algarismos, com reserva. 
  • Reconhecer o valor posicional dos algarismos em números naturais.
  • Localizar números naturais (informados) na reta numérica.
  • Ler informações em tabela de coluna única.
  • Identificar quadriláteros.

Categoria de Desempenho: Crítico De 175 a 200 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Identificar a localização (lateralidade) ou a movimentação de objeto, tomando como referência a própria posição.
  • Identificar figuras planas pelos lados e pelo ângulo reto.
  • Identificar a forma ampliada de uma figura simples em uma malha quadriculada.
  • Ler horas e minutos em relógio digital e calcular operações envolvendo intervalos de tempo.
  • Calcular o resultado de uma subtração com números de até três algarismos, com
  • reserva.
  • Reconhecer a representação decimal de medida de comprimento (cm) e identificar sua localização na reta numérica.
  • Reconhecer a escrita por extenso de números naturais e a sua composição e decomposição em dezenas e unidades, considerando o seu valor posicional na base decimal.
  • Efetuar multiplicação com reserva, tendo por multiplicador um número com um algarismo.
  • Ler informações em tabelas de dupla entrada.
  • Resolver problemas: relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para cálculo de intervalos (dias e semanas, horas e minutos) e de comprimento (m e cm); e envolvendo soma de números naturais ou racionais na forma decimal, constituídos pelo mesmo número de casas decimais e por até três algarismos. Identificar as cédulas que formam uma quantia de dinheiro inteira.
  • Medir o comprimento de um objeto com o auxílio de uma régua.
  • Interpretar um gráfico de colunas, por meio da leitura de valores do eixo vertical.


Categoria de Desempenho: Intermediário De 200 a 225 pontos
Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Identificar localização ou movimentação de objetos em representações gráficas, com base em referencial diferente da própria posição.
  • Estimar medida de comprimento, usando unidades convencionais e não convencionais.
  • Interpretar dados num gráfico de colunas por meio da leitura de valores no eixo vertical. Estabelecer relações entre medidas de tempo (horas, dias, semanas) e efetuar cálculos utilizando as operações a partir delas.
  • Ler horas em relógios de ponteiros, em situação simples.
  • Calcular resultado de subtrações mais complexas com números naturais de quatro algarismos e com reserva.
  • Efetuar multiplicações com números de dois algarismos e divisões exatas por números de um algarismo.
  • Resolver problemas simples envolvendo operações, incluindo Sistema Monetário Brasileiro.
  • Resolver problemas simples de subtração de números decimais com mesmo número de casas decimais.
  • Diferenciar, entre os diversos sólidos, os que têm superfícies arredondadas.
  • Identificar trocas de moedas em valores monetários pequenos.
  • Reconhecer o princípio do valor posicional do sistema de numeração decimal.
  • Decompor um número natural em suas ordens, e vice-versa.


Os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ainda são capazes de:
  • Localizar pontos usando coordenadas em um referencial quadriculado.
  • Identificar dados em uma lista de alternativas, utilizando-os na resolução de problemas, relacionando informações apresentadas em gráfico e tabela.
  • Resolver problemas simples envolvendo as operações, usando dados apresentados em gráficos ou tabelas, inclusive com duas entradas.
  • Resolver problema de subtração de números racionais escrito na forma decimal com o mesmo número de casas decimais.

Categoria de Desempenho: Intermediário De 225 a 250 pontos
Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Identificar números naturais em um intervalo dado e reconhecer a composição/
  • decomposição na escrita decimal, em casos mais complexos.
  • Reconhecer a lei de formação de uma sequência de números naturais, com auxílio derepresentação na reta numérica.
  • Identificar os lados e, conhecendo suas medidas, calcular a extensão do contorno de uma figura poligonal dada em uma malha quadriculada.
  • Identificar propriedades comuns e diferenças entre sólidos geométricos (número de faces).
  • Comparar e calcular áreas de figuras poligonais em malhas quadriculadas.
  • Resolver uma divisão exata por número de até dois algarismos e uma multiplicação cujos fatores são números de até dois algarismos.
  • Reconhecer a representação numérica de uma fração com o apoio de representação gráfica.
  • Localizar informações em gráficos de colunas duplas.
  • Resolver problemas que envolvem a interpretação de dados apresentados em gráficos de barras ou em tabelas. Ler gráficos de setores.
  • Identificar a localização ou movimentação de objeto em representações gráficas, situadas em referencial diferente ao do aluno.
  • Estimar um comprimento utilizando unidade de medida não convencional.
  • Resolver problemas:
— envolvendo conversão de kg para g ou relacionando diferentes unidades de medida de tempo (mês/trimestre/ano);
— de trocas de unidades monetárias, envolvendo número maior de cédulas e em situações menos familiares;
— utilizando a multiplicação e reconhecendo que um número não se altera ao multiplicá-lo por um;
— envolvendo mais de uma operação

Os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental são capazes, ainda, de:
  • Resolver problemas que envolvem subtração de números decimais com o mesmo número de casas.
  • Identificar quadriláteros pelas características de seus lados e ângulos.
  • Calcular o perímetro de figuras sem o apoio de malhas quadriculadas.
  • Identificar gráfico de colunas que corresponde a uma tabela com números positivos e negativos.
  • Localizar dados em tabelas de múltiplas entradas.


Categoria de Desempenho: Adequado De 250 a 275 pontos
  • Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Calcular expressão numérica (soma e subtração), envolvendo o uso de parênteses e colchetes.
  • Calcular o resultado de uma divisão por um número de dois algarismos, inclusive com o resto.
  • Identificar algumas características de quadriláteros relativas aos lados e ângulos.
  • Identificar planificações de um cubo e de um cilindro dadas em situação contextualizada (lata de óleo, por exemplo).
  • Reconhecer alguns polígonos (triângulos, quadriláteros, pentágonos e hexágonos) e círculos.
  • Reconhecer a modificação sofrida no valor de um número, quando um algarismo é alterado, e resolver problemas de composição ou decomposição mais complexos do que nos níveis anteriores.
  • Reconhecer que a medida do perímetro de um polígono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz à metade, quando os lados dobram ou são reduzidos à metade. Reconhecer o m2 como unidade de medida de área.
  • Reconhecer a invariância da diferença em situação-problema.
  • Comparar números racionais na forma decimal, no caso de haver diferentes partes inteiras, e calcular porcentagens simples.
  • Localizar números racionais na forma decimal na reta numérica.
  • Ler horas em relógios de ponteiros em situações mais gerais (8h e 50 min).
  • Reconhecer o gráfico de colunas correspondente a dados apresentados de forma textual. Identificar o gráfico de colunas correspondente a um gráfico de setores.•           Resolver problemas:
— de intervalo de tempo que envolve horas e minutos, operando com essas grandezas, inclusive com reserva;
 — realizando cálculo de conversão de medidas: de tempo (dias/anos), de temperatura (identificando sua representação numérica na forma decimal); comprimento (m/km) e de capacidade (mL/L);
— de soma que envolva combinações, e de multiplicação que envolva configuração retangular em situações contextualizada

Os alunos do  9° ano do Ensino Fundamental, são capazes, ainda, de:
  • Associar uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual
  • Localizar números inteiros e números racionais, positivos e negativos, na forma decimal, na reta numérica.
  • Resolver problemas de contagem em uma disposição retangular que envolvam mais de uma operação.
  • Identificar a planificação de um cubo e de um cilindro em situação contextualizada.
  • Reconhecer e aplicar,  em situações simples,  o conceito de porcentagem.
  • Reconhecer e efetuar cálculos com ângulos retos e não-retos.
  • Ler tabelas de dupla entrada e reconhecer o gráfico de colunas correspondente, mesmo quando hás variáveis representadas.




Categoria de Desempenho: Adequado De 275 a 300 pontos
  • Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental  são capazes de:
  • Identificar as posições dos lados de quadriláteros (paralelismo).
  • Estabelecer relação entre frações próprias e impróprias e as suas representações na forma decimal, assim como localizá-las na reta numérica.
  • Identificar poliedros e corpos redondos, relacionando-os às suas planificações.
  • Resolver problemas que envolvem proporcionalidade, requerendo mais de uma operação, e reconhecer que 50% correspondem à metade.
  • Resolver problemas de situações de troco, envolvendo um maior número de informações           e operações.
  • Reconhecer diferentes planificações de um cubo.
Resolver problemas:
— utilizando multiplicação e divisão, em situação combinatória;
— de soma e subtração de números racionais (decimais) na forma do sistema monetário brasileiro, em situações complexas;
— estimando medidas de grandezas, utilizando unidades convencionais (L);
— simples de contagem, envolvendo o princípio multiplicativo.
No 9° ano do Ensino Fundamental, os alunos são capazes, ainda, de:
·         Efetuar cálculos de números inteiros positivos que requerem o reconhecimento do algoritmo da divisão inexata.
·         Localizar pontos no plano cartesiano e calcular volumes por meio de contagem de blocos.
·         Identificar equações e sistemas de equações de primeiro grau que permitem resolver problemas.
·         Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica simples.
·         Reconhecer o gráfico de linhas correspondente a uma sequência de valores ao longo do tempo (com valores positivos e negativos).
·         Identificar fração como parte de um todo, sem apoio da figura.
·         Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica, incluindo potenciação.
·         Identificar a localização aproximada de números inteiros não ordenados, em uma reta em que a escala não é unitária.
·         Solucionar problemas de cálculo de área com base em informações sobre os ângulos de uma figura.



Categoria de Desempenho: Adequado Acima de 300 até 325 pontos

Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Identificar a localização (requerendo o uso das definições relacionadas ao conceito delateralidade) de um objeto, tendo por referência pontos com posição oposta à sua e envolvendo combinações.
  • Realizar conversão e soma de medidas de comprimento e massa (m/km e g/kg).
  • Identificar mais de uma forma de representar numericamente uma mesma fração e reconhecer frações equivalentes.
  • Identificar um número natural (não informado), relacionando-o a uma demarcação na reta numérica.
  • Reconhecer o significado da palavra perímetro.
  • Efetuar operações com horas e minutos, fazendo a redução de minutos em horas.
  • Reconhecer um quadrado fora da posição usual.
  • Identificar elementos de figuras tridimensionais


Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental são capazes ainda de:
·         Avaliar distâncias horizontais e verticais em um croqui, usando uma escala gráfica dada por uma malha quadriculada, reconhecendo o paralelismo entre retas.
·         Contar blocos em um empilhamento representado graficamente e saber que, em figuras obtidas por ampliação ou redução, os ângulos não se alteram.
·         Calcular o volume de sólidos a partir da medida de suas arestas.
·         Ordenar e comparar números inteiros negativos e localizar números decimais negativos com o apoio da reta numérica.
·         Transformar fração em porcentagem, e vice-versa.
·         Identificar a equação do primeiro grau adequada para a solução de um problema.
·         Solucionar problemas:
— envolvendo propriedades dos polígonos regulares inscritos (hexágono), para calcular o seu perímetro;
— envolvendo porcentagens diversas e suas representações na forma decimal;
— envolvendo o cálculo de grandezas diretamente proporcionais e a soma de números inteiros.



Categoria de Desempenho: Adequado De 325 até 350 pontos
Neste nível, os alunos do 5° ano e do 9° ano do Ensino Fundamental resolvem problemas:
·         Calculando ampliação, redução ou conservação da medida (informada inicialmente) de ângulos, lados e área de figuras planas.
·         Localizando pontos em um referencial cartesiano.
·         Envolvendo o teorema sobre a soma dos ângulos internos de um triângulo.
·         Envolvendo cálculo numérico de uma expressão algébrica em sua forma fracionária.
·         Envolvendo variação proporcional entre mais de duas grandezas.
·         Envolvendo porcentagens diversas e suas representações na forma fracionária (incluindo      noção de juros simples e lucro).
·         De adição e multiplicação, envolvendo a identificação de um sistema de equações do primeiro grau com duas variáveis.

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental são capazes ainda de:
·         Classificar ângulos em agudos, retos ou obtusos, de acordo com suas medidas em graus.
·         Realizar operações, estabelecendo relações e utilizando os elementos de um círculo ou circunferência (raio, diâmetro, corda).
·         Reconhecer as diferentes representações decimais de um número fracionário, identificando suas ordens (décimos, centésimos, milésimos).
·         Identificar a inequação do primeiro grau adequada para a solução de um problema.
·         Calcular expressões numéricas com números inteiros e decimais positivos e negativos.
·         Solucionar problemas em que a razão de semelhança entre polígonos é dada, por exemplo, em representações gráficas que envolvam o uso de escalas.
·         Efetuar cálculos de raízes quadradas e identificar o intervalo numérico em que se encontra uma raiz quadrada não-exata. Efetuar arredondamento de decimais.
·         Ler informações fornecidas em gráficos que envolvam regiões do plano cartesiano.
·         Analisar gráficos de colunas que representem diversas variáveis, comparando seu crescimento.


Categoria de Desempenho: Adequado De 350 a 375 pontos
Além das habilidades demonstradas nos níveis anteriores, neste nível, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental:
·         Resolvem problemas envolvendo ângulos, inclusive utilizando a lei angular de Tales e aplicando o teorema de Pitágoras.
·         Identificam propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando as últimas às suas planificações.
·         Identificam o sólido que corresponde a uma planificação dada.
·         Reconhecem a proporcionalidade entre comprimentos em figuras relacionadas por ampliação ou redução.
·         Calculam volume de paralelepípedo.
·         Calculam o perímetro de polígonos sem o apoio de malhas quadriculadas.
·         Calculam ângulos centrais em uma circunferência dividida em partes iguais.
·         Calculam o resultado de expressões envolvendo, além das quatro operações, números decimais (positivos e negativos, potências e raízes exatas).
·         Efetuam cálculos de divisão com números racionais (forma fracionária e decimal simultaneamente).
·         Calculam expressões com numerais na forma decimal com quantidades de casas diferentes.
·         Conseguem obter a média aritmética de um conjunto de valores.
·         Analisam um gráfico de linhas com sequência de valores.
·         Estimam quantidades baseadas em gráficos de diversas formas.
·         Resolvem problemas:
— utilizando propriedades dos polígonos (número de diagonais, soma de ângulos internos, valor de cada ângulo interno ou externo), inclusive por meio de equação do 1º grau;
— envolvendo a conversão de m3 em litro;
— que recaem em equação do 2º grau;
— de juros simples;
— usando sistema de equações do primeiro grau.


Categoria de Desempenho: Adequado Acima de 375 pontos
Os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental são capazes, ainda, de:
·         Resolver problemas utilizando propriedades de triângulos e quadriláteros.
·         Utilizar propriedades de polígonos regulares.
·         Calcular a área de figuras simples ( triângulo, paralelogramo, retângulo, trapézio).
·         Aplicar as propriedades da semelhança de triângulos na resolução de problemas.
·         Reconhecer que a área de um retângulo quadruplica, quando seus lados dobram.
·         Resolver problemas envolvendo círculos concêntricos.
·         Resolver problemas com números inteiros positivos e negativos não explícitos com sinais.
·         Efetuar uma adição de frações com denominadores diferentes.
·         Resolver problemas selecionando as informações relevantes, interpretando-as.
·         Reconhecer o valor posicional de um algarismo decimal e a nomenclatura das ordens.          
·         Localizar frações na reta numérica.
·         Resolver problemas envolvendo relações métricas no triângulo retângulo.

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